Etanol

Etanol
Estrutura do etanol

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Síndrome asiática do rubor facial induzida pelo álcool

  É conhecido que alguns asiáticos, após ingestão de álcool, apresentam vermelhidão facial. Isso acontece devido a uma pequena diferença no metabolismo dessa substância. No fígado acontece a parte de desintoxicação do corpo, por ação de algumas vias dentre elas a via de destaque aqui seria;
* A parte da enzima ALDH2, essa enzima é a aldeído desidrogenase, atuando como catalisadora no processo de oxidação do acetaldeído (substância tóxica resultante da metabolização do etanol) em  acetato, fazendo com que caia a concentração e os efeitos tóxicos do acetaldeído.



   Em povos de origem asiática,  há um mau funcionamento enzimático justamente nesse mecanismo de desintoxicação. O que faz com que acumulem acetaldeído de maneira acelerada e demoram mais para transformá-lo em acido acético, gerando os efeitos mais conhecidos como rubor e outros mais inusitados como falhas no material genético, abrindo margem ao aparecimento de tumores.
   Essa característica é chamada de síndrome asiática do rubor facial induzida pelo álcool. O nome já é alto explicativo, ainda vale ressaltar que o problema atinge ao menos 40% da população do leste asiático. Esses afetados, em sua grande maioria, possuem uma profunda aversão ao álcool.
   Existem alguns estudos publicados na revista ''Nature'' relatando a descoberta de uma molécula de codinome ALDA-1 que tem a propriedade de se ligar à aldeído desidrogenase e reativar sua função, podendo assim ser utilizada no tratamento dessas pessoas permitindo , assim, o consumo de álcool sem os efeitos negativos dessa síndrome.



Bibliofrafia,
Nature and Structural and Molecular Biology
http://www.cisa.org.br/artigo/449/descoberta-molecula-alda-1-responsavel-pela.php
http://www.ufpi.br/subsiteFiles/lapnex/arquivos/files/Metabolismo%20dos%20farmacos.pdf
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab99/alcool/metabolismo.htm

8 comentários:

  1. Sou filha de nordestinos nascida no Rio de Janeiro. Desde que comecei a beber tenho sofrido com esses sintomas que aparecem quando bebo cerveja, vinho, proseco ou qualquer bebida que tenha álcool, a coisa é tão feia que meu rosto fica cheio de placas vermelhas e quentes, não só o rosto como também as orelhas. O jeito foi passar a beber cerveja sem álcool.
    Até hoje nenhum dos médicos que consultei soube me explicar.
    Pelo que li, isto é uma característica de alguns asiáticos. Posso então presumir que tenho alguma descendência asiática?
    Agradeço a quem puder me esclarecer.
    Elizabeth Estevam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso também é comum entre os povos nativos americanos, que são descendentes de asiaticos que migraram para as américas há 10.000 anos atrás. como noredstina, conclui-se que vc herdou isso dos índios!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Explique melhor. Tem esses mesmos sintomas? Toma antes de beber?

    ResponderExcluir
  4. EU TENHO ESSA DINDROME, E SNTES BEBIA NORMALMENTE, MAS LIBUM ARTIGO Q DIZ Q PODE SE ADQUIRIR ELA TBM. PODE ME FALAR MAIS SOBRE ESSE REMEDIO. MEU ZAP É 37-998352130, AGRADEÇO, WESLEY

    ResponderExcluir
  5. O ALDA1 JA É VENDIDO NOS EUA. ELE CURA O PROBLEMA, CUSTA 200 DOLARES. ESTOU TENTANDO IMPORTAR.

    ResponderExcluir