Etanol

Etanol
Estrutura do etanol

domingo, 14 de julho de 2013

Álcool & Sistema Imunológico



O álcool afeta o sistema imunológico basicamente de duas maneiras: primeiro porque seu excesso é tóxico para quaisquer células do organismo incluindo as células de defesa, o que acaba levando a degeneração dessas células e dos centros nervosos responsáveis pela neurodegeneração das células; segundo devido interferir com as citocinas responsáveis por estimular as ações imunológicas.

A exposição aguda e crônica ao álcool suprime todos os ramos do sistema imunitário, mais precisamente, o etanol compromete o funcionamento e receptores celulares do tipo Toll (principalmente os TLR4), os quais são responsáveis pelo reconhecimento de patógenos. Portanto, nesse contexto podemos dizer que o consumo crônico de etanol dificulta a reação por parte do organismo diante de patógenos, mas quando o organismo é capaz de efetivar uma reação de defesa o etanol atua como um potencializador exagerado das reações inflamatórias.

"Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts expuseram células brancas do sangue - os jogadores-chave na defesa do organismo contra infecções - uma substância química que imitava as bactérias e os vírus. Metade destas células são introduzidas em soluções de etanol, em níveis que seriam proporcionais a uma pessoa beber em torno de 28 copos semanalmente. A seguir, analisou o comportamento de dois grupos de células brancas do sangue, realçando a sua capacidade de responder a ataques virais. E os cientistas confirmaram que o grupo que tinha respondido no meio com álcool apresentam apenas 25% de eficiência em comparação com o dos outros segmentos, as células que não foram influenciados pela presença de álcool."

O álcool também afeta o processo de quimiotaxia, processo no qual através de estímulos químicos as células de defesa, principalmente os neutrófilos, são capazes de reconhecer o local onde devem atuar. Além disso, o etanol também altera a produção de alguns hormônios que estão vinculados com a modulação imunológica, ou seja, o etanol interfere na intensidade dos estímulos a produção de células de defesa.

http://imunofarma.blogspot.com.br/2010/09/citocinas.html
http://alcool96.blogspot.com.br/2013/01/alcool-imunidade-e-inflamacao.html
http://www.doping-prevention.sp.tum.de/pt/substances-and-methods/alcohol/alcohol/immune-system.html
http://edukavita.blogspot.com.br/2012/09/beber-alcool-enfraquece-o-sistema.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário