Etanol

Etanol
Estrutura do etanol

domingo, 14 de julho de 2013

Álcool e Cognição

O uso de alcool está bastante relacionado com o funcionamento do sistema nervoso. 
Mesmo no senso comum é sabido que o álcool atua no mecanismo cerebral, deprimindo o SNC e causando os sintomas conhecidos, como comprometer a memória ( o blackout) o sistema neuro-motor (cambaleamento) e funções viso-espaciais (perda da noção espacal e reflexos lentos)

 De fato é isso que ocorre. Após ser absorvido o álcool se difunde rapidamente pelo sangue e atravessa rapidamente a barreira hemato-encefálica, tendo assim as portas abertas para atuar sobre o Sistema Nervoso e debilitá-lo.
 

Consumo Agudo

 Muito embora os efeitos agudos serem pouco estudados, há alguma literatura sobre o assunto: 
 Em consumo agudo o efeito do álcool têm maior relevância na capacidade de retenção de memória a longo prazo, sendo que a capacidade de vigilância e a retenção de informações a curto prazo foi comprovada como a mesma de indivíduos sóbrios. Mostrando que o dano na memória não é devido à sedação, mas ao mal funcionamento do hipocampo de reter informações.

Consumo Crônico

Muito embora o consumo crônico de álcool possa não afetar o nível intelectual, outras funções neurocognitivas são afetadas, mesmo após grandes períodos de abstinência.
Os efeitos mais comuns são na memória, aprendizado, capacidade de abstração e velocidade de pensamento.
Pessoas que abusam do álcool de forma crônica e não possuem efeitos neurocognitivos apresentam danos no córtex pré frontal, gerando efeitos danosos na capacidade da fala  e na capacidade de tomada de decisões. Nessa ultima o paciente perde a capacidade de ponderar sobre os efeitos a longo prazo de suas decisões, preferindo por opções de ganhos imediatos, como o próprio ato de beber.








O consumo de álcool em idades avançadas também está relacionado com o desenvolvimento de demência.
Aparentemente o desenvolvimento de demência tem influencia do álcool quando associado à pessoas com predisposição genética. Essas pessoas possuem uma proteína chamada apolipoproteina e4. Em estudos realizados, pessoas com essa proteína possuem maior probabilidade de desenvolver demênica quando ingerem bebidas e essa probabilidade aumentava ainda mais de acordo com o aumento do consumo de álcool



REFERENCIAS:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462004000500007
http://www.cisa.org.br/artigo/50/consumo-alcool-na-meia-idade-possivel.php









Nenhum comentário:

Postar um comentário